29- Tokyogaqui

Durante oito semanas, o projeto “Tokyogaqui”, que abre no dia 15 de março, no Sesc Avenida Paulista, traz ao público elementos da tradição, do pop, do consumo e da arte contemporânea japonesas por meio de performances, instalações, danças e debates.

tokyoagui.jpg

A proposta é mostrar diferentes imagens da capital japonesa na cidade São Paulo.
Os eventos acontecem em três andares do prédio e vão até o dia 4 de maio.

No espaço “Tradição pop”, no quinto andar do prédio, os visitantes poderão conhecer as culturas tradicional e pop japonesas, suas conexões e distanciamentos.

Grupos contemporâneos japoneses, como o Yubiwa Hotel: formado só por mulheres, que vem ao Brasil pela primeira vez, com o espetáculo “Please Send Junk Food”.
A apresentação questiona o estereótipo feminino na sociedade de consumo.
Do elenco participarão quatro brasileiras, que serão selecionadas durante um workshop.

Letícia Sekito apresenta seu terceiro trabalho que aborda a construção da imagem do Japão no Brasil, “O Japão está aqui?”, criado especialmente para o Tokyogaqui.
Com uma trilha sonora composta por músicas tradicionais e Sophisticated Catchy e Strawberry Sleighride, da banda japonesa Pizzicato Five, Letícia mostra sua relação com o Japão e constrói sua imagem do país por meio de referências da cultura pop, da literatura, do cinema, da internet e do idioma, além de suas inspirações pessoais na prática do aikidô e da técnica do sokushin kokyu hô (respiração pelas solas dos pés).

Elisa Ohtake também mostra seus trabalhos nesse espaço.

Haverá ainda exposições de mangás, filmes, games e ikebanas digitais, apresentações de teatro nô e kabuki e da dança parapara (ritmo nascido no Japão, que se assemelha ao movimento disco).

O nono andar, batizado de “Ohno 101+Kusuno”, faz homenagem à dança butô, aos 101 anos do mestre Kazuo Ohno e ao coreógrafo Takao Kusuno, introdutor do butô no Brasil. Em um espaço de sombras e chão irregular, que obriga o visitante a caminhar devagar e com atenção, atores brasileiros percorrem o espaço como fantasmas, emergindo da penumbra.
Dentre as apresentações, destaque para o espetáculo “Kuu”, de Yoshito Ono (filho de Kazuo), e “Foi Carmen”, com Emilie Sugai.

Um Bia Gaden (“beer garden”) será montado no último andar do prédio. A idéia é reproduzir os “jardins de cerveja” que os japoneses costumam freqüentar no verão para beber, cantar e se divertir.
Ainda no decorrer do projeto “Tokyogaqui”, o andar vai revelar alguns segredos do bairro da Liberdade, como doces de casamento fabricados artesanalmente, esculturas gastronômicas, design de alimentos e embalagens. Tudo para pontuar e ressaltar a importância e o universo da comida japonesa.

Também estão previstos shows com a funkeira japonesa Tigarah e espetáculos da bailarina de kabuki Heidi Durning, mas estes ainda aguardam confirmação.

3 Respostas para “29- Tokyogaqui

  1. Pô João, você me chamou mas nem deu pra gente ir (por que será…)
    Algum dia a gente vai nessa exposição junto, só me chamar em um dia que não estou, bem, alegre xD

  2. Aii, eu queria TANTO morar em SP..
    São incontaveis as coisas que eu já perdi morando aqui😦

  3. Pô, com essa mania de querer falar japonês que eu tô, esse evento até me parece interessante. Mas como vai até Maio, vou fazer mais uma ou duas aulas pra poder me exibir por lá falando japones.
    Meu, hj no meu treinamento pra teacher, foram ensinar a gente falar: Eu falo japones com minha irmã mais nova todos os dias. Quem falou que eu consegui??? (Nosso treino é feito em uma outra lingua) Que linguazinha mais sem noção.
    Bom, chega né que isso é comentário e não email🙂 See ya dude!

Deixe uma resposta

