7- Despedida Americana

Encontrei uma parte da turminha na frente do America Alamedas.
Estava um pouco nervoso, não tenho o hábito de promover despedidas, ainda mais quando se trata da minha despedida.

Ao entrarmos no America, identifiquei-me na recepção. Estava tudo reservado. Atendimento nota dez.
Fomos levados até o salão principal e para meu desespero, uma mesa initerrupta se ampliou na minha frente. Os caras do restaurante haviam reservado o melhor lugar da casa, de frente para a fonte da Fnac na Alameda Santos. A sensação era de que na mesa havia umas 50 cadeiras…
Pensei comigo: “Puxa! Nem fudendo que a gente vai ocupar todas essas cadeiras!”… Comecei a surtar em silêncio: “Caraca, acho que vou pedir pra tirar umas duas ou três mesas, vai sobrar muitos lugares, os garçons irão me matar”…

Foi só o tempo de ir ao toilet jogar uma água no rosto e quando eu voltei, a maior parte da turma já havia chegado.

Rapidamente aquela mesona silenciosa se encheu de amigos, de cores e de barulhinho bom.
Por mais que todos estivessem por lá, ainda chegavam convidados.
Sentei-me estrategicamente na cadeira do centro da mesa, fiquei exatamente no meio do bate-papo. Acho que consegui dar atenção a todos…

Obentou, Edum, Junin, Tio, Leone, Fera, Griffo, Jun, Fumiko, Fran, Cau, Madá, Geladeira, Kurenaida, Chaos, Aqua, Aninha, Schmerz, Paloma, Ed Bichoooooooooo e até mesmo um Mu de Áries que caiu de pára-quedas e ficou com a gente até o fim!

Que noite mais agradável!
A conversa não parava um segundo. Era papo pra lá, papo pra cá.

Não dava pra acreditar que eu havia conseguido reunir tanta gente querida naquele lugar especial.

Eu sou caipira de restaurante chique… Conseguir marcar uma parada dessas foi mais um grande desbloqueio.
Claro que grande parte do mérito desse desbloqueio se deve à Thais, que foi comigo fazer a reserva. Sem ela, nada disso teria acontecido, pelo menos não ali no America.

A lembrança dessa noite, a cara de cada amigo, os papos, as risadas, o lugar, tudo vai estar gravado no fundo do meu coração. Essa noite vai ser muito útil nos momentos de solidão lá no navio. Quando a saudades bater, quando o desespero invadir, basta apenas me lembrar daquela mesa vazia e de como ela se encheu rapidamente.

Juntar Obentou com Griffo, Fumiko com Tio, Madá com Fera, Jun com Paloma, Cau com Edum, Kurenaida com Geladeira, Aninha com Aqua… Eu acho que essa é uma das melhores formas de manter acesa a chama da amizade. É compartilhar amigos de uma determinada dimensão com amigos de outra. A beleza das coisas está nos seus extremos, na variedade. E eu adoro juntar meus amigos nerds com os amigos da facul, os amigos da Outerspace com os amigos da rua, os quietinhos com os bagunceiros, os mais novos com os mais velhos…

Tudo estava muito bom, tudo estava muito bem, mas saco de batatas não fica em pé vazio. Os cardápios chegaram e então o povo se perdeu com a variedade de delícias. Eu não consegui fugir do convencional, fui de Texas novamente…

Grandes pratos, hambúrgueres de picanha que derretem na boca, saladas delicadas e o melhor aperitivo do mundo: onion rings (que todo mundo aprovou).
O povo se surpreendeu com o cardápio exclusivo de sobremesas, mas eu já os havia alertado para esse crime gastronômico… Hehehehe…

Acabamos esticando o papo até ás altas horas da noite. O povo queria saber da vida a bordo, dos assuntos discutidos no treinamento da marinha, da companhia… E esse papo é sempre muito interessante, ou seja, o tempo voou.
Não deixei ninguém ir embora sem antes assinar meu caderno e deixar seus endereços para que eu possa enviar postais das cidades por onde passar. Prometi que, como os amigos são muitos e as cidades por onde passarei também são, mandarei os postais numa ordem de revezamento. Æ, cabe aos amigos marcarem um encontro pra compartilharem seus diferentes postais uns com os outros.

Faltando pouco para meia-noite, tiramos a saídera (fotograficamente falando – nada de alcoolismos) e corremos para pegar o último metrô.

Sem palavras para expressar o quanto essa despedida foi especial e importante.
Fala sério! João Elias de Brito sem palavras?
Tenho algumas exclusivas:

Ps01: Obentou, sei que já estava de pé desde cedo, e sei também que ficaria acordado até a madrugada para me prestigiar! Até quinta!
Ps02: Edum, pontualidade britânica! Em tão pouco tempo, tanta demonstração de amizade. Por favor, continue encontrando esses meus camaradas.
Ps03: Junin, sempre presente! É isso que eu admiro demais em vc! Quando estiver lá no navio, vou me basear muito nessa sua virtude.
Ps04: Tio, vai ser duro ficar longe de vc! Aprendi muito apenas te observando, guri! Vc vai junto comigo no meu coração!
Ps05: Leone, eu nem prestigiei seu artigo e muito menos folheei como deveria o Guia do Galaxy. Vc sabe que eu fico todo perdido nesses encontros, né? Por favor, compenso no feriado!
Ps06: Fera, sem vc não tem graça. Vc é o sorriso dos encontros!
Ps07: Griffo, vc ficou um tempão! Eu quase não acreditei! Vc sabe o quanto é querido! Saudades desde já…
Ps08: Jun, pegueno gigante! Vc estava impossivelmente divertido. É esse Jun que eu descobri lá no AF e que me encantou e encanta a todos! Espero que tenha curtido o “Procissâo”, ele é presente do Griffo para vc!
Ps09: Fumiko, sei o quanto foi difícil vc estar ali, mas não há preço que pague ter sua companhia nessa noite tão importante.
Ps10: Fran, cuida da mãe e estuda bastante!
Ps11: Cau, a minha fada madrinha! – Foi a Cau que me indicou o trampo no navio! – Nos encontramos na Noruega!
Ps12: Madá, vc é aquela figurinha premiada, parte integrante do meu álbum da vida. Passa ano, sai ano e vc está sempre me apoiando em tudo o que eu faça! Te amo!
Ps13: Geladeira, sua presença ali, mesmo que no cantinho da mesa é de uma importância tamanha. É bom demais compartilhá-lo com meus outros amigos. Vc é um cara famoso! Hehehehe…
Ps14: Kurenaida, nem preciso falar muito, senão vou ser injusto com os outros. Não pensei que vc estaria em Sampa, foi bom demais tê-lo lá. Nos encontramos em Recife, Ilhéus, Salvador, Rio de Janeiro ou Imbituba, ok?
Ps15: Chaos, grande honra ter sua presença na minha despedida. Te encontro lá pela Europa no seu mochilão?
Ps16: Aqua, outra ilustríssima presença. Uma pena a Carlinha não ter podido te acompanhar, mas recebo os cumprimentos dela e retribuo-os. Vai juntando uma graninha que eu vou ver o desconto lá pra os cruzeiros…
Ps17: Aninha, não resisti sua beleza e a coloquei em evidência vertical. Sabia que vc não perderia essa por nada, mas é tão mais legal saber por vc. Vai ser duro ficar sem nossas tardes de sábado. Mantenha o rosa do Ds sempre rosa!
Ps18: Schmerz, o cara que mais me conhece! Te amo, guri!
Ps19: Paloma, cuida direitinho do meu amigão, tá? E quando eu voltar a gente faz aquele jantarzinho, sim!!! Felicidades em Abril, guria!
Ps20: Ed, vc veioooooooooooooooo… O Anjim tinha encontrado vc no fórum e me disse que provavelmente vc não iria. Tinha perdido as esperanças… mandei e-mail, torpedo e nada… Fiquei muuuuuuuuuito feliz de ver vc lá… Fica com Deus, Bicho. E quando eu voltar, quero ver como ficou o “apartamentoso”!
Ps21: Mu “Hemodiálise”, meu amigo com problema nos rins, amei sua passadinha definitiva! Ficou com a gente até o final! Pode deixar, vou aproveitar, vou estudar e me divertir como nunca! E torce pra eu encontrar a minha islandeusa perdida lá na Europa! Hehehe…

A todos os meus amigos, o meu mais verdadeiro obrigado.

11 Respostas para “7- Despedida Americana

  1. Também te amo muito Jô… e para sempre!!! O tempo ja mostrou que é definitivo… ou do contrário já teriamos nos distanciado como ocorreu com todos os outros…
    Emocionante ler seu texto… minha saudade se mistura do a minha felicidade frente a tua conquista meu amigo!
    Aproveite!!! Essa oportunidade nao tem preço.
    _____________Beijos_____________

  2. Noite inesquecível, maravilhosamente boa!
    Todo mundo que chegou logo no comecinho acabou se assustando com o tamanho daquela mesa e aquele monte de lugar vazio, e quem chegou mais tarde se assustou com o tamanho da mesa e aquele monte de lugar ocupado! Foi ótimo ver tanta gente reunida (mesmo eu não conhecendo umas seis pessoas).
    Nem costumo ser tão pontual, mas já que era pra sua despedida, pude abrir uma excessão! Aliás, excessão em dobro, porque fui de Arujá até São Paulo de carro, sem nem ao menos ter habilitação (ainda)! Fui e voltei com um medo enorme, mas na volta eu estava muito feliz pelo menos. O pior foi descobrir que os manobristas pegaram quase todo meu Tic-tac! Malditos…
    Como você disse, foi pouco tempo, mas já te tenho como um ótimo amigo. Uma pena que provavelmente não vou poder te ver partir…
    Mais uma vez, muito boa sorte!
    Ps: gostei da idéia de juntar o povo pra compartilhar os cartões.

  3. João!…

    … Acabei chegando mais tarde do que eu imaginava de São Caetano, devido a alguns problemas que ocorreram. Fiquei bastante sentido e não imagino como posso compensar minha falha.

    Quando você vai?

    Grande abraço!

  4. QUE LINDO VOCÊS JUNTOSSSSSSSSS!!! \o/
    As fotos estão demais! ;D
    Tudo de bom João, vai ser maravilhoso conhecer o mundo!!! Vai ter que passar um ano inteiro depois contando histórias!😉
    Aproveite bastante e não dê chance para que a timidez ou o receio te façam perder a oportunidade de conhecer lugares, pessoas e sabores novos! Se bem que vc é irresistível, não consigo nem te imaginar temeroso diante de nada!😀

  5. É lógico que eu ficaria bastante, afinal, reservei a noite para você. Não deixaria de prestigiar uma das pessoas mais importantes da minha vida.

    Foi bastante legal ver o pessoal reunido como nos velhos tempos. É claro que é impossível conversar com todos bem, mas só de estar junto já vale.

    Espero te encontrar antes da partida.

    Um grande abraço,
    do seu sempre amigo,

    Griff.

  6. E aí, vamos jogar DS no feriado?

    Falou!

  7. John!

    Foi muito bom ter reunido a galera!
    Estava com saudades de todos! Além disso, adorei a mistura! Tinha um pessoal q eu não conhecia (alguns apenas de ver no seu fotolog) mas, adorei conhecer!

    Só sinto q não tenha dado pra conversar com todos! E olha que até rolou um “rodízio”… rsrsrrsrs

    Adorei as fotos e, mais ainda, a noite!
    Espero conseguir ver vcs no feriado!

    Bom, como eu já te disse, se bater vontade de desistir, me avisa, que eu te dou um puxão-de-orelha!😛

    Te desejo muito sucesso nessa nova fase, e que vc consiga tirar o melhor dessa viagem!

    Bjinhos!

  8. Gostamos (Paloma e eu) muito desta noite. Foi muito bom rever figurinhas carimbadas que eu não via há muito tempo!

    Foi legal conhecer outras pessoas também. Infelizmente não consegui conversar com todos que queria, mas valeu bastante mesmo!

    Dei muitas risadas e vi vc totalmente renovado. Como havia te dito, esta é apenas mais uma fase que vc está passando e que vai te melhorando como pessoa cada vez mais.

    Entregarei meu convite na sua casa, mesmo sem você. Estarei torcendo muito!

    Abraços!

  9. Foi ótimo como sempre, Joãoooo. Vc é uma pessoa espetacular e merece só coisas boas, fera!

    Grande abraço e que nos vejamos em breve.

  10. Caramba…nem sabia que tu está indo viajar.
    Cara, desejo-lhe toda a sorte do mundo.
    Vá com Deus e mande notícias, rapaz.
    Abraço

    Ronin

  11. Poxa, poxa, poxa…
    isso eh epoca de computador dar pau??
    Eu nem acredito que naum estive presente num dia tao importante desses…
    mas quem diria… o garotinho q estava com medo de ir a Achiropitta estah indo percorrer o mundo!

    Amo voce, amigao!

    E vc precisa do meu endereco pra mandar postais!!!! Nem vem!!!!

    O de agora:
    R. Jose Flavio 174 Ed Manet ap 51
    CEP 03642-000
    Penha – SP – SP

    O endereco a partir de fevereiro (Pepperland estah pronta, quase!)
    Av Celso Garcia 1907 Bl 21 Ap 143
    Belezninho – SP – SP
    CEP 03015-000

Deixe uma resposta

